O lançamento de Ghost of Yōtei está cada vez mais próximo, marcado para 2 de outubro, e a Sony segue aquecendo os fãs com novidades. Além de um trailer recente que destacou os belíssimos cenários do Japão do século XVII, agora foi a vez de Nate Fox, diretor criativo do jogo, compartilhar uma série de informações em entrevista ao canal Minnmax.
Gameplay e Estrutura
Segundo Fox, o mapa de Ghost of Yōtei terá tamanho semelhante ao de Ghost of Tsushima, mas com menos áreas bloqueadas por progressão. A história principal será ainda mais longa que a do primeiro título, mas as missões secundárias não poderão ser rejogadas.
O enredo adota uma estrutura em formato de “diamante”, com mais liberdade no meio da jornada e convergindo para um clímax marcante. Apesar do foco em vingança, a narrativa terá um ritmo mais contemplativo e relaxado. Fox ainda revelou que a luta final será “sangrenta” e que haverá mais de cinco flashbacks jogáveis, inclusive controlando Atsu ainda criança, quando não poderá utilizar armas.
Haverá também um pós-game, permitindo continuar explorando o mundo mesmo após os créditos.
Exploração e Mundo Aberto
O mundo aberto terá menos atividades repetitivas em comparação com Tsushima, mas elementos queridos dos fãs retornam, como as tocas de raposas e os desafios de bambu, em menor número.
Entre as novidades, os jogadores poderão pintar usando o touchpad do PS5, participar de um mini-game de Zenihajiki, passar a noite sozinho em acampamentos e até observar a Aurora Borealis no céu. O cavalo também terá uma nova mecânica de salto com impulso.
Outro destaque é o sistema de relacionamento, permitindo fortalecer laços com os membros da Wolfpack, grupo essencial para a narrativa.
Combate e Progressão
As armas serão desbloqueadas apenas após treinamento com mestres específicos, e existe a possibilidade de perdê-las em batalha caso o jogador receba dano — sendo necessário recuperá-las.
O jogo contará com mais de seis chefes principais, incluindo batalhas duplas, e as lutas contra os chamados Otay 6 serão centrais na campanha, com introduções elaboradas. No entanto, não será possível poupá-los, já que estão diretamente ligados à vingança de Atsu.
O lobo, que acompanha a protagonista, terá papel importante na narrativa, mas não será controlável nem atacável, permanecendo sempre presente no mundo do jogo.
Conteúdo Extra, Estilo e Inspirações
As side quests serão apresentadas de forma artística, em cartas ilustradas que adicionam contexto narrativo. O Legends Mode retorna, com uma história paralela de escopo semelhante à de Tsushima.
Entre as inspirações, Fox citou o clássico Tenchu, especialmente no uso do gancho e na liberdade de movimentação, além de referências a westerns e a colaborações com diretores japoneses. O icônico Modo Kurosawa também está de volta, fruto de mais uma parceria especial.
Curiosamente, Ghost of Yōtei terá até um “AB Mode”, oferecendo lo-fi beats durante a exploração para os jogadores que quiserem uma experiência mais relaxante.
Produção e Sistema de Troféus
Durante o desenvolvimento, a equipe viveu momentos marcantes — Fox revelou que chegou a chorar em uma das cutscenes. A trilha sonora foi apontada como um dos elementos mais cruciais para elevar a experiência emocional do jogo.
Quanto aos troféus, o diretor garantiu que a platina será “razoável”, não extremamente difícil, incentivando mais jogadores a buscarem completar a jornada.
Ghost of Yōtei será lançado em 2 de outubro exclusivamente para PlayStation 5.