O novo adiamento de Grand Theft Auto VI pode ter um preço astronômico. Segundo o analista e professor de finanças de videogames Rob Wilson, o atraso de seis meses anunciado pela Rockstar nesta semana pode adicionar até US$ 500 milhões ao custo total de desenvolvimento do título — que já estaria próximo da marca de US$ 3 bilhões, consolidando-se como o projeto mais caro da história dos videogames.
Em entrevista ao portal VideoGamer, Wilson explicou que o custo adicional vem de uma combinação de fatores, como novos contratos com fornecedores, fases extras de QA e certificação, ajustes de marketing e o impacto direto que o adiamento causa no fluxo de caixa da empresa.
“Um adiamento de seis meses é extremamente caro. Considerando o aumento no custo de fornecedores, controle de qualidade, certificação, polimento artístico e remarcação de marketing, você adiciona cerca de US$ 350 milhões ao orçamento. Depois, há o impacto financeiro do adiamento, o maior evento de fluxo de caixa da indústria agora acontece seis meses depois. Somando tudo, o prejuízo pode facilmente chegar a US$ 500 milhões.”
Apesar dos custos, o analista acredita que a Rockstar está agindo de forma estratégica ao priorizar a qualidade do produto final.
“Lançar um jogo imperfeito alguns meses antes destruiria muito mais valor do que o custo de adiar”, afirmou Wilson.
Possível aumento de preço
Um ponto que chama atenção nas declarações do especialista é a possibilidade de a Rockstar elevar o preço base de GTA VI para US$ 100 como forma de compensar o investimento.
“Romper a barreira psicológica dos cem dólares pode gerar uma reação negativa do público, além de levantar questionamentos políticos e estabelecer um precedente perigoso para a indústria”, alertou.
A alternativa mais provável, segundo ele, seria apostar em edições premium e pacotes digitais adicionais, permitindo ampliar a margem de lucro sem precisar elevar o preço padrão do jogo.
O maior projeto da história dos games
Com o adiamento, GTA VI passa a ter lançamento previsto para 19 de novembro de 2026, chegando ao PlayStation 5 e Xbox Series X|S. O título, que já é considerado o maior lançamento da história da indústria, agora enfrenta o desafio de justificar o orçamento mais ambicioso já visto no entretenimento.
