Após o lançamento de Age of Empires IV em 2021, a Microsoft parece estar se preparando para o desenvolvimento de um quinto título da franquia.
Uma vaga de emprego recentemente publicada pela empresa indica que ela está à procura de um engenheiro de software com experiência na Unreal Engine 5.

A vaga também especifica que o engenheiro de software selecionado precisará trabalhar em colaboração com equipes internas e externas para desenvolver um jogo de alta qualidade. Utilizando a Unreal Engine, ele será responsável por tarefas fundamentais, como o design de sistemas, fluxos de trabalho de conteúdo, redes e outros componentes essenciais da Unreal.
Age of Empires deve receber novidades em breve. Embora a vaga indique que a Microsoft está planejando migrar a franquia para a Unreal Engine 5, ela não revela mais informações sobre o próximo jogo da série. Se uma sequência estiver em desenvolvimento, é provável que a Relic Entertainment, que colaborou no quarto título, seja novamente parceira no projeto.
Isso também pode indicar o fim do suporte à Essence Engine, que é a tecnologia proprietária da Relic, que foi inicialmente utilizada em Company of Heroes. Considerando a situação atual do estúdio, que se desvinculou da SEGA em 2024 e enfrentou dificuldades financeiras desde então, adotar uma tecnologia mais acessível, como a Unreal Engine, parece uma decisão estratégica mais viável economicamente.
Enquanto continua a lançar atualizações pontuais para Age of Empires IV, a World’s Edge também tem concentrado seus esforços no desenvolvimento de outros jogos da franquia. A transição para a Unreal Engine 5, embora abra novas possibilidades, impõe desafios técnicos e com a otimização sendo um dos principais pontos de atenção.