HomeReviewsReview | SCP: 5K (PC)

Review | SCP: 5K (PC)

SCP: 5K é um jogo de tiro tático em primeira pessoa baseado no universo da Fundação SCP, um projeto colaborativo de ficção que gira em torno de entidades anômalas, fenômenos inexplicáveis e organizações secretas.

O jogo transporta você e seus amigos para uma experiência intensa e imersiva em um cenário sombrio e militarizado. Ambientado em um futuro alternativo, SCP: 5K coloca você no papel de um membro de uma unidade de operações especiais, encarregado de infiltrar-se em uma instalação da Fundação SCP que foi comprometida por experimentos ilegais e catastróficos envolvendo entidades SCP.

Ao longo da missão, os jogadores enfrentam horrores indescritíveis, ameaças sobrenaturais e dilemas éticos em um ambiente que mistura combate tático realista com elementos de terror/horror psicológico. O foco do jogo é claramente cooperação, realismo militar e uma atmosfera densa e opressiva.

SCP: 5K oferece uma nova visão do universo SCP muito mais crua, brutal e centrada no colapso interno de uma organização que deveria proteger o mundo das anomalias que agora ameaçam destruí-lo.

O Fim justifica os meios? Até quando a humanidade tem que pagar por erros…

O Universo de SCP: 5K após os eventos do SCP-5000 que é um conto onde a Fundação descobre uma entidade maligna que afetou o subconsciente humano e a percepção do que é dor e sofrimento e com isso a fundação em um desespero decide erradicar a humanidade, que é praticamente fazer um mal para conter um mal, maior.

Inicialmente você esta na pele de um agente da UIU (Unusual Incidents Unit) do FBI em conjunto com outras organizações, a UIU é praticamente uma unidade especializada em incidentes anômalos, que tem como missão principal descobrir o que aconteceu na Area-12 da fundação SCP que é a instalação subterrânea de contenção/desenvolvimento biológico que está localizada no Oeste da Virginia, onde você se encontra no primeiro capítulo do jogo.

No primeiro capítulo por mais que pareça um jogo de horror, porque você encontra algumas armas, mas, elas estão sem munição e você mesmo procurando por todo o canto, só consegue ver corpos no chão, sangue por todo o lado e criaturas mortas… além de que, você ouve barulhos estranhos que ecoam pela instalação e você precisa encontrar um jeito de saber o que aconteceu e sair de lá.

Você chega em uma sala onde vê o interruptor que abre a saída onde você precisa chegar, porém, você também vê pela câmera de segurança que a sua saída contem uma criatura, um SCP bem conhecido e um dos primeiros, o SCP-173 que é uma estátua aparentemente inofensiva, mas se você piscar ou virar as costas, você está morto.

Além do SCP-173, você pode encontrar outros SCP mais agressivos e outros que podem te fazer questionar.

No decorrer do jogo, você encontra alguns logs e arquivos, sendo logs escritos e até áudio com fragmentos da história e o que aconteceu no setor. Isso é ótimo porque traz mais imersão ao jogo, porque você acha eles perto de corpos e até em lugares específicos.

Após sair desse local onde você se depara com o SCP-173, você consegue achar munição para sua arma e também suprimentos, porque, sim, você vai ter que lutar contra outros monstros/criaturas no decorrer da Area-12.

Você se depara com monstros que parecem zumbis, e alguns monstros que são quadrúpedes e muito hostis, seguindo em frente, você vai chegar parte logística e até ao estacionamento desta area, foram um dos melhores momentos que joguei, e quando você vai mais fundo chegando na recepção, você se depara com um velho amigo, mas não é tudo e as coisas vão começar a ficar complicadas a partir desse ponto. Chegando na area de tratamento de água e os canais, você vai ter um bom desafio, principalmente por conta do seu primeiro contato com os guardas da instalação que abrem fogo sem ao menos questionar, além de novos SCPs. Passando por isso, você termina o capítulo um com sucesso.

Apenas você e seu equipamento são as unicas coisas que restam!

Você pode inclinar o seu personagem para esquerda e direita (Q/E), alternar posturas, deixando até deixar a arma de lado (Postura Tática), tem NVG e até tem customização de armas já que é um Tactical Shooter. Sobre a animação de postura tática, você poder usar com o laser lateral da arma, ou quando você tenta usar NVG com mira holográfica, porque ele te impossibilita de usar mira holográfica com o NVG, mas você também pode fazer essa postura sem precisar desse conflito citado acima, apertando o botão do meio do mouse. Você consegue sentir o recuo da arma enquanto atira por conta da animação de câmera que é muito bem feita.

Não hesite em atirar em tudo o que se mexer, eles não hesitaram ao te ver

O jogo é muito punitivo e difícil, poucos hits dos monstros para você ser morto, e até o encontro com certas anomalias pode durar poucos segundos até você cair, o que te deixa um pouco apreensivo e te faz jogar com mais cuidado. Você pode jogar sozinho ou com amigos, além dos capítulos da história que tem disponíveis para jogar até o momento, você também pode de quebra experimentar jogar o PVP. Você também tem limites de respawn caso for jogar sozinho e, se estiver jogando com amigos, você só chegar em um checkpoint para fazer ressurgir aqueles que caíram para a escuridão.

Uma coisa legal é o jogo não te segura na mão e te mostra todo o caminho, ele apenas diz o que você tem que fazer e você tem que procurar pelo mapa as coisas da missão, tanto que em uma parte da Area-12 até aparece uma mensagem “Às vezes o caminho a seguir pode exigir alguma improvisação” e isso é algo raro hoje em dia, onde você vê vários e vários jogos te guiando e facilitando tudo para você.

Você pode ouvir o silêncio ao caminhar e enxergar a escuridão

Mesmo eu jogando o jogo com tudo no médio, o jogo está incrível e com gráficos muito bonitos e com ricos detalhes, como gore, sangue por toda parte, guardas mutilados e os modelos das criaturas/anomalias. E os modelos e artes das criaturas e SCP’s estão ótimos, você consegue ver que não é nada genérico e os desenvolvedores se empenharam bem e deixaram bem fiel o modelo das criaturas/anomalias dos registros da Fundação SCP e um ótimo exemplo disso é o SCP-610 Design de mapa também é outro ponto muito forte para a imersão desse jogo.
 
Assim como eu já disse acima, tudo soma para uma boa experiência e áudio do jogo também é ótimo, não tive problemas como falta de áudio ou algum tipo de interferência por bug. Ele realmente te deixa apreensivo em algumas partes e também é muito imersivo e soma bastante com a parte visual do jogo.

Monstros, Anomalias e seres humanos querendo te matar

Até o momento, eu apenas tive contato com IA de criaturas/monstros e anomalias, e como o jogo está em desenvolvimento, está um pouco cru algumas partes e você pode ver eles clipando e pegando agro pelas paredes, mas isso não é um problema grave e dá para relevar. Existem também a IA dos guardas da fundação que também são bem hostis e não tive problemas com elas, são bem desafiadoras, e você tem que ter muito cuidado ao enfrentá-las. Eu apenas gostaria que tivesse IA de personagens/NPCs para enriquecer um pouco da história ou acabar com sua sanidade, dependendo, do que acontecesse com elas.

Horrores de todas as formas, admire a morte assim como a vida

É um jogo praticamente sombrio, com corpos e sangue por todo o lado, sons estranhos que te deixam apreensivo, e criaturas bizarras que você vai encontrar no decorrer dos capítulos. E falando sobre os corpos no chão, se você notar, em alguns corpos eles estão com as duas mãos no pescoço, como se tivessem sido possuídos e ele próprio com as mãos se enforcado vivo. Mesmo você jogando solo, você sempre vai ter aquela sensação de que vai encontrar algo ao virar cada esquina ou ao abrir cada porta. Uma coisa ótima é que, se você realmente quer imersão, você pode tirar toda a HUD/UI do jogo e, apertando a tecla T, você consegue olhar seu relógio do pulso esquerdo, para poder verificar sua vida sem precisar ter ela na tela.

Mesmo estando em Early Acess, é um jogo bem polido

Joguei com a seguinte configuração: Placa de vídeo 3060 Ti Galaxy, Ryzen 5 5600X, 32 GB de RAM, SSD NVMe com 7000 MB/s de leitura e monitor de 144 Hz.

Tive apenas alguns lag spikes (travamentos) de alguns segundos logo no início da gameplay, quando joguei em co-op com meus amigos. Depois, em uma gameplay solo, não tive problema algum com lag spikes. Como o jogo ainda está em desenvolvimento, acredito que esses pequenos problemas serão priorizados pelos desenvolvedores. Mesmo assim, eles não atrapalharam em momento algum.

Vi também um ou outro bug, mas nada que comprometesse a gameplay.
Fora isso, o jogo está rodando de forma bem fluida na minha máquina, que é de nível intermediário.

Você terá que lutar muito para se manter vivo e descobrir o que aconteceu na fundação

O jogo mergulha você em um ambiente sombrio, tenso e hostil e mesmo você conhecendo sobre a fundação SCP ou não, ele consegue te prender bem e te faz querer progredir para ver o que vai acontecer até o final de cada capitulo, cada um é único e contem um SCP especifico que você vai ter que lidar. E em certos capítulos você vai se ver encurralado, vendo a escassez da sua munição, dos medicamentos, da sua esperança e sanidade.
provavelmente o melhor jogo de SCP que eu ja joguei, tanto solo quanto com amigos, você consegue ver todo o esforço que os devs colocam pra tentar deixar o jogo completamente fiel e imersivo em base dos acontecimentos do SCP 5000.

NOTA

8.0
★★★★★★★★★★

CONSIDERAÇÕES

SCP: 5K é um ótimo jogo cooperativo, além de uma incrivel ambientação imersiva de horror sobre contos da Fundação SCP e tambem é um bom atirador tático que te deixa tenso em certos momentos.

Michel Domingues
Michel Domingues
Tenho 32 anos, uma grande parte desse tempo, eu vivi em videolocadoras de jogos e lan houses da cidade e meu gosto jogos no geral, pricipalmente os de PC. Meu primeiro e um dos unicos consoles que tive, foi um Master System/SEGA, e joguei outros consoles, como Super Nintendo e Playstation mais tarde foi jogando na casa de primos e amigos. Mas, meio que deixei os consoles de lado a partir do momento que tive contato com computadores, através de lan houses que tinha na cidade. Sempre gostei muito de FPS no geral, mas, jogo de tudo um pouco, RPG, MMO, Action, Horror e até Idle, sem contar mais uma extensa lista de jogos jogados e favoritos.
ARTIGOS RELACIONADOS

Review | Frostpunk 2 (PS5)

Review | Bloodthief (PC)

Review | Formula Legends (PS5)

Deixe uma resposta

Por favor, coloque seu comentario!
Por favor coloque seu nome aqui

Mais Populares

COMENTARIOS RECENTES

SCP: 5K é um ótimo jogo cooperativo, além de uma incrivel ambientação imersiva de horror sobre contos da Fundação SCP e tambem é um bom atirador tático que te deixa tenso em certos momentos.Review | SCP: 5K (PC)