Desde a primeira vez que vi Trepang 2, me senti atraído ao jogo, a proposta de simplesmente sair destruindo tudo e todos na sua frente, parecendo algo incarnado de outro mundo me interessou bastante. O jogo a primeira vista parecia ser simples com combates brutal, poderes, movimentação rápida e um visual que parece ter saído direto de um filme de terror. E depois de algumas horas de gameplay, posso dizer com tranquilidade: Trepang 2 isso, e muito mais. Ele não tenta ser o que não é, apenas para vender o máximo possível, mas foca em oferecer a melhor experiencia para o jogador, e posso dizer confiança, fazia tempo que não jogava algo assim.
Gameplay em primeiro lugar
Trepang 2 foi desenvolvido por uma equipe pequena, o jogo não esconde seu foco principal: a jogabilidade. E aqui, ela brilha com força total. Combinando ação tática, furtividade e poderes que transformam cada sala em um campo brutal, Trepang 2 proporciona uma sensação de superioridade de combate, dificilmente encontrada em outros jogos. Cada confronto é brutal combinando fogo cruzado, execuções e manobras dignas de cinemas. É difícil parar de jogar, o ciclo de entrar, destruir e sobreviver é viciante.
Quebre o Ciclo
O jogo não tem longas cutscenes ou tutoriais complexos. Trepang 2 aposta em uma narrativa contada por meios de Logs e transmissões de rádios enquanto você está nas missões. Você controla o Subject-106, um prisioneiro sem memórias, resgatado pela misteriosa TF27 de uma instalação da corporação Horizon. A partir daí, mergulha em um ciclo de violência, obediência e confusão, onde nada é exatamente o que parece.
Embora a história seja simples na superfície, ela se aprofunda com documentos e dispositivos espalhados pelos mapas: notebooks, dossiês, gravações e até drones espalham fragmentos de história e contexto do que se passa ali. Frases como “Quebre o ciclo” aparecem frequentemente e aos poucos, tornam-se necessárias para o entendimento da história. Ela é uma narrativa que recompensa a curiosidade, mas que nunca rouba o principal objetivo do jogo, o combate.

Um mundo diverso
A campanha principal conta com 11 missões, subindo para 13 com a DLC Bladekisser. E apesar da pequena quantidade, cada missão é bem diversificada. Tendo confrontos em instalações secretas, laboratórios cheio de lendas urbanas, como o Mothman (Homem Mariposa), instalações inspiradas em ambientes similares a um backrooms, e até a destruição da sede da Horizon em um missão digna de cinema.
O design dos mapas faz com que seja necessário se adaptar de forma rápida e tomar decisões estratégicas. A IA reage de forma agressiva, com layouts complexos e o número elevados de inimigos, que fazem com que cada sala seja cada vez mais caótica. Mas o jogo oferece ferramentas para todos os jogadores, contando com seis níveis de dificuldade, indo do fácil até o modo rage. Além disso ele também tem um Modo Cheat, ideal para quem quer apenas se divertir, gerando o maior caos possivel.

Poderes que ampliam a brutalidade
O diferencial de Trepang 2 está no uso de poderes sobrenaturais. Camuflagem para emboscadas nos inimigos, e outro poder onde tudo fica em câmera lenta para tiroteios, finalizações, e combate frenético de tirar o fôlego, tudo sendo implementado perfeitamente ao combate. Os poderes não são apenas um bônus, eles são essenciais para sobreviver, e seu uso mostra o quão letal o jogador é.
Cada habilidade tem sua própria forma de recarga, a invisibilidade retorna com o tempo, enquanto a câmera lenta precisa mortes para ser reabastecido, estimulando o ritmo agressivo. Tambem temos o Dual Wield Serum, desbloqueado na missão Jorvik Castle, que permite usar duas armas simultaneamente (exceto a minigun, espada e lança-granadas), deixando ainda mais versátil, frenético e letal o combate.
O combate vira basicamente vira um playground onde você escolhe como causar destruição: entrando de frente com granadas e escopetas, ou chegando por trás em silêncio com armas silenciadas e finalizações furtivas. O jogo recompensa qualquer estilo com a mesma intensidade.
Durante as missões, é possível encontrar maletas escondidas contendo partes de armas. Desbloqueando novas customizações e acessórios, adicionando melhorias ao seu arsenal. Embora não sejam essenciais, essas melhorias acabam fazendo uma diferença em combates e incentivam a exploração dos mapas.

O pior pesadelo dos inimigos
Os inimigos de Trepang 2 parecem vivos. Eles flanqueiam, recuam quando estão em, desvantagem, usam granadas de forma estratégica e até expressam um certo nível de medo. Em certos momentos, é possível ouvi-los gritar em desespero ao olhar para o lado e ver seus companheiros sendo executados um a um. Essa reação aumenta ainda mais a imersão e reforça a sensação de poder absoluto que o jogo entrega, você não é apenas um soldado, você é o monstro incarnado na visão de seus inimigos, digno de uma historia de terror.

Visual e trilha sonora
O visual do jogo não é impressionante mais combina com o estilo, sendo mais industrial e sombrio, com cores frias e ambientes claustrofóbicos, parecendo ser diretamente inspirado na Fundação SCP. É um estilo que prefere a atmosfera ao invés de realismo, e funciona perfeitamente no contexto do jogo.
O destaque, no entanto, vai para o áudio. A trilha sonora eletrônica, intensifica cada combate de forma perfeita. Os efeitos sonoros são brutais, com tiros secos, corpos desaparecendo de formas brutais, granadas explodindo nos corredores ao redor e gritos desesperados compõem uma carnificina generalizada, que ao mesmo tempo brutal é agradável.

Desempenho
Testamos o jogo em um setup com Intel i5 14400F, RTX 4060 Ti e 32 GB de RAM, Trepang 2 rodou de forma lisa, em 60 FPS, com tudo no máximo, DLSS desativo, e modo insano ativado, o que o próprio jogo já diz que pode causar travamentos em placas mais potentes. A otimização é excelente e há diversas opções gráficas para ajustar o desempenho em máquinas mais simples.
O que realmente é Trepang
Trepang 2 é, antes de tudo, um jogo que sabe exatamente o que quer ser e entrega isso com confiança brutal. Ele não tenta ser nenhum outro tipo de jogo. E consegue isso de forma excepcional ao combinar poderes sobrenaturais, combate cinematográfico e um ritmo incansável que transforma cada missão em um espetáculo sangrento.
Trepang 2 está disponível para PC, Playstation e Xbox.
NOTA
CONSIDERAÇÕES
Trepang2 é um jogo para quem procura um FPS moderno com identidade, estilo e muita brutalidade. Um verdadeiro banho de sangue, no melhor sentido possível.