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Review | WUCHANG: Fallen Feathers (PC)

Em meio ao desespero causado por um demônio, há uma esperança chamada Wuchang. Desenvolvido pela Leenzee e publicado pela 505 Games, WUCHANG: Fallen Feathers é um RPG de ação no estilo soulslike que se passa ao final da dinastia Ming, em Shu, com uma doença que transforma as pessoas em monstros devoradores de homens.

Entre Memórias e Demônios Devoradores

O jogo se inicia com uma voz chamando por Wuchang, a protagonista do jogo. Ela acorda sem saber onde está, em meio a uma caverna com uma estátua. Caminhando para fora, ela se vê em uma espécie de santuário e segue até o local após encontrar uma mulher misteriosa de vestes brancas, que lhe entrega uma espada. Assim, Wuchang já apresenta sua protagonista de forma clara, evidenciando sua confusão diante da situação, especialmente ao perceber plumas crescendo em seu braço esquerdo.

Avançando um pouco, me deparei com um senhor taoísta que afirma ter cuidado de Wuchang, deixando-a naquela caverna após encontrá-la em um riacho. Esse taoísta se revela como Xuanyangzi, o responsável por tentar encontrar uma cura para essa doença. Ele explica que estamos infectados por essa “plumagem”, causada por um demônio devorador de homens, e que temos sorte de ainda estarmos conscientes, apesar da memória prejudicada. Xuanyangzi recomenda que fiquemos no Vale da Adoração, dizendo ser um local mais seguro, mas Wuchang quer buscar a cura e recuperar suas memórias então, ela parte.

Logo após, nos é apresentado um personagem misterioso que se autodenomina “O Barqueiro”. Ele explica que podemos usar a plumagem para ganhar mais poder e nos leva a um local que funciona como um tutorial de combate. No entanto, ao morrer para o monstro Bai Kru, criado pela própria plumagem. O Barqueiro nos diz para nos acostumar com essa sensação e sentimento, pois será algo comum. A partir daí, o jogo realmente começa.

WUCHANG apresenta uma história interessante, mantendo um mistério constante sobre quem é esse demônio, se é realmente possível encontrar a cura, ou se usar esses poderes poderá eliminar a plumagem mais adiante. Muitos personagens e documentos nos revelam os acontecimentos do mundo, informações sobre locais importantes, e o estado das regiões antes da nossa chegada. A história se passa após a queda da dinastia Ming (1368–1644), mas ainda há referências a ela e aos seus soldados vagando pelas redondezas

Da loucura ao domínio

A gameplay é definitivamente o ponto forte de WUCHANG, com um combate extremamente frenético e preciso. Cada erro é punido o que pode parecer injusto à primeira vista, mas, na prática, revela-se uma dificuldade muito justa. É preciso aprender a lidar com os inimigos, já que cada um possui um padrão distinto, exigindo estratégia para priorizar quais grupos enfrentar primeiro.

O combate me lembrou bastante Bloodborne, especialmente pela mecânica de ataque forte carregado pelas costas do inimigo para quebrar sua postura. Isso funciona bem contra a maioria dos inimigos e é extremamente útil. Agora, se for para reclamar de algo, seria da lentidão com que a personagem se levanta após ser derrubada mesmo ao usar esquiva, a recuperação parece ineficaz na maioria das vezes.

Uma mecânica interessante é o estado de loucura: toda vez que eu morria, esse estado aumentava, fazendo com que eu causasse mais dano, mas também sofresse mais. Durante minha gameplay, preferi manter o estado alto, exceto nos raros momentos em que eu eliminava o demônio interior ou encontrava uma estátua para limpar esse efeito. Apesar de haver consumíveis para isso, eu raramente os usava.

As armas são espetaculares. Cada uma possui um estilo único:

  • Espada longa: equilíbrio entre força e agilidade

  • Espada de uma mão: focada em magia

  • Machado: baseado em força bruta

  • Duas lâminas: agilidade

  • Lança: força e agilidade

Essas armas podem receber bênçãos, que ocupam até três espaços e oferecem melhorias diversas sendo cruciais em várias situações. Também há as disciplinas, que são desbloqueadas conforme evoluímos o caminho da arma desejada no santuário, acessando o “receptáculo do ímpeto”.

Outra forma de fortalecer as armas é com as têmperas, que adicionam atributos como dano elemental ou efeitos especiais. A têmpera de sanguessuga, por exemplo, é uma das melhores: cada golpe acertado regenera parte da vida perdida. A têmpera de fogo, adquirida no início do jogo, também é muito eficaz na maior parte da jornada.

Plumagem, Sangue e Silêncio

WUCHANG apresenta um visual maravilhoso. Todos os cenários foram claramente pensados com cuidado, desde áreas humildes até palácios grandiosos e campos de batalha cobertos de neve. É visível o avanço da doença: conforme progredimos, vemos estruturas destruídas pela plumagem e humanos tentando resistir aos monstros, transformando locais sagrados em campos sangrentos.

O mapa é altamente interconectado, com vários caminhos levando a áreas principais ou seguras. Essa estrutura me lembrou muito Dark Souls 1, e foi encantador ver um mundo tão detalhado e coeso. Isso eleva a imersão a outro nível, deixando quem está jogando realmente querendo continuar essa experiência.

A trilha sonora também é excelente. Notei que várias músicas foram compostas especialmente para os chefes, refletindo sua personalidade ou história. A minha favorita foi a música da segunda fase da “Noiva Perfeita – Fan Ling”. Mesmo em momentos mais calmos, o som ambiente contribui para a atmosfera, transmitindo de maneira muito boa a sensação dos lugares.

Visual impecável, performance questionável

Eu joguei joguei WUCHANG: FALLEN FEATHERS na seguinte configuração:

  • Intel core i5 12400f
  • RTX 3060
  • 16GB RAM

Uma coisa que eu com toda certeza não gostei no jogo foi seu desempenho, joguei o jogo no alto com DLSS e ainda sim o mínimo de fps que consegui foi 30 com um máximo de 60 em raras ocasiões, se mantendo pelos 45 mais frequentemente, mesmo após os patchs de otimização, WUCHANG: FALLEN FEATHERS é um jogo bem pesado e que demanda mais atenção nesse aspecto, sendo o único realmente negativo.

Um soulslike com alma própria

WUCHANG: Fallen Feathers é um RPG de ação soulslike que brilha em quase todos os aspectos. A ambientação é imersiva, o combate é recompensador e desafiador, as armas oferecem variedade e profundidade, e a narrativa mantém o jogador envolvido com seu mistério e mitologia envolvida.

Apesar de seu maior defeito ser o desempenho técnico, isso não ofusca o jogo. Ele entrega uma experiência intensa, marcante e visualmente deslumbrante. Se você é fã de jogos desafiadores com uma atmosfera rica e sombria, WUCHANG certamente é uma ótima opção para se experienciar.

WUCHANG: Fallen Feathers está disponível para PC, Xbox Series X|S e PS5.

NOTA

9.0
★★★★★★★★★★

CONSIDERAÇÕES

WUCHANG: Fallen Feathers é uma experiência que eu adorei ter, lembrando jogos icônicos do gênero, sendo um soulslike que deve ser jogado se você curte o gênero ou jogos dificeis.

Victor Schumacher
Victor Schumacher
Adoro jogos de todos os tipos, sempre tentando ter as experiências mais variadas possíveis.
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