A Sony Group Corporation anunciou oficialmente a assinatura de um acordo de aliança estratégica com a Bandai Namco Holdings Inc., juntamente com a aquisição de 16 milhões de ações da empresa — cerca de 2,5% do total de ações emitidas. O investimento gira em torno de 68 bilhões de ienes, e o foco principal da parceria está no universo de animes, mangás e experiências emocionais baseadas em propriedade intelectual (IP).
Apesar do histórico de colaborações entre as duas gigantes nos setores de games, música e animação, o novo acordo visa uma expansão mais ampla da atuação conjunta, com especial atenção ao fortalecimento da presença global das IPs japonesas.
Parceria mira o crescimento do mercado de anime
Segundo o comunicado oficial, o acordo entre as empresas tem como objetivo principal unir forças para criar novas experiências voltadas ao público global de anime e mangá. Ambas pretendem utilizar suas expertises para impulsionar o valor de marcas consagradas e promover um novo tipo de engajamento com os fãs, principalmente em um mercado que segue crescendo rapidamente.
“A Bandai Namco e a Sony irão concentrar seus esforços em expandir o público global de suas franquias, como animes e mangás, ao redor do mundo e em fortalecer o engajamento, especialmente no campo do anime”, diz o comunicado conjunto.
A aliança também prevê colaborações técnicas, produção e distribuição de conteúdos em vídeo, produtos licenciados e desenvolvimento conjunto de tecnologias voltadas à experiência do público. As empresas estudam ainda a realização de investimentos conjuntos em iniciativas relacionadas à cultura pop japonesa e em serviços voltados ao engajamento de fãs.
Comentários oficiais
Nobuhiko Momoi, vice-presidente executivo da Bandai Namco, destacou que a parceria é uma oportunidade de unir a estratégia de IP da Bandai com o poder tecnológico e de distribuição global da Sony.
Já Toshimoto Mitomo, Chief Strategy Officer da Sony, reforçou que o objetivo é co-criar experiências emocionantes que ultrapassem as expectativas dos fãs:
“Acreditamos que a fusão das forças das duas empresas vai acelerar nossos esforços para maximizar o valor de IPs e realizar nossa visão de longo prazo.”
Por fim, o acordo não deve ter impacto material nos resultados financeiros da Sony para o ano fiscal que se encerra em março de 2026. No entanto, abre portas para uma nova fase de colaboração criativa entre duas das maiores empresas de entretenimento do Japão.