A poucos meses de seu lançamento, The Outer Worlds 2 vem sendo descrito pela Obsidian como a realização da visão original para a franquia. Em entrevista recente, Leonard Boyarsky, chefe de design, afirmou que esta sequência expande de forma significativa o que foi apresentado no primeiro jogo — limitado à época por tempo e recursos.
“Estabelecemos o mundo, mas tínhamos uma fatia muito menor dele. Esse sempre foi o meu plano, caso tivéssemos a sorte de fazer uma sequência: ir muito maior e mais profundo. No primeiro título, precisávamos encurtar e simplificar muitas ideias. Em muitos aspectos, The Outer Worlds 2 cumpre a fantasia que tivemos desde o início”, afirmou Boyarsky.
O designer também destacou que a jogabilidade foi pensada para oferecer liberdade total de abordagem. “Se você gosta de stealth, pode se aprofundar nisso. Se prefere combate direto e explosões, nunca precisará se preocupar em se esconder”, disse.
Uma das mudanças mais comentadas é a remoção do sistema de respec, que permitia redefinir habilidades e vantagens adquiridas. Boyarsky defende que, apesar de popular, essa mecânica pode prejudicar o papel interpretativo do jogador:
“Quando um jogo permite respec infinito, você deixa de interpretar um personagem. Em um momento, é um atirador de elite; no seguinte, um mestre da persuasão. Não é errado quem gosta, mas para nós, isso dilui o fator ‘role playing’”, explicou.
The Outer Worlds 2 será lançado em 29 de outubro de 2025 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, com estreia day one no Game Pass. Recentemente, a Microsoft reverteu um aumento de preço previsto, reduzindo o valor do jogo em todas as plataformas.